É notório o reconhecimento mundial sobre a forma que Portugal enfrentou o COVID-19, os elogios internacionais parecem não ter fim e em nada são exagerados, o país mantém uma estratégia exemplar face a pademia e o apoio da população tem sido motivo de orgulho para todos.
Os frutos já vêm sendo colhidos, o estado de emergência foi encerrado e foi iniciado um desconfinamento gradual: primeiro reabriram pequenos comércios; na semana seguinte os restaurantes e as praias e se tudo continuar caminhando bem, em junho os demais estabelecimentos, como bares e centros comerciais que ainda seguem fechados, devem reestabelecer suas atividades.
Em Abril os números já atestavam o sucesso português e mostravam que o país estava pronto para próximo passo, na primeira quinzena do mês o país já apresentava 599 óbitos que representa apenas 5.5% por 100.000 habitantes, uma percentagem muito inferior à da maioria dos países da Europa.
Mas qual o segredo?
Não existe segredo... a estratégia do país sempre foi bastante clara. As medidas políticas adotadas foram cruciais para esse sucesso, os partidos se uniram ao governo de António Costa formando uma frente única e forte. Pacotes econômicos foram criados para apoiar os empresários e a população em geral e títulos de residência temporária foram atribuidos aos estrangeiros em situação irregular, garantido o acesso de todos a saúde.
Para o sucesso ser total, faltaria apenas a população apoiar. E nesse momento de dificuldade, se reforçou a hospitalidade e a solidariedade dos portugueses que se confinaram de forma voluntária antes mesmo de ser decretado o estado de emergência e não parou por aí, a população “abraçou” os profissionais da saúde, os bombeiros, os voluntários, abriram suas casas, ofereciam seus quartos extras aos que precisam do merecido descanso. Os hotéis seguiram o exemplo, abriram suas portas para receber os que se colocavam em risco para ajudar o próximo, que belo exemplo de união que o país dava para o mundo.
Nesse mês em que Portugal completa 841 anos, o parabéns é em dobro, parabéns pelo seu aniversário, pela sua trajetória, pela sua história e um parabéns ainda maior pelo seu povo que provou mais uma vez que a união faz sim a força!